Disciplinas obrigatórias

 

Bioética e Ética na Pesquisa em Seres Humanos e Animais (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Ética e conhecimento. Fundamentos da ética e moral. Saúde e ética. Ética, desenvolvimento científico e direitos humanos. Bioética, filosofia, princípios. Pesquisa em seres humanos. Normas de pesquisa em saúde. Comitê de ética na pesquisa. Resoluções 01/88 e 196/96. Diretrizes nacionais e internacionais para pesquisa em seres humanos e e animais.

 

Desenho da Pesquisa Científica na Odontologia  - enfase em bioestatística (8 créditos, 120 horas)

Ementa: A evidência científica deve nortear as decisões clínicas na Odontologia. A disciplina enfoca os diversos níveis de evidência e como os estudos podem ser delineados e executados de forma a atingir os níveis mais confiáveis da ciência odontológica. Nesse campo, o desenho estatístico é primordial para o aprimoramento do conhecimento científico.

 

Metodologia da Pesquisa Científica (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Delineamento da pesquisa.Conceitos e aplicabilidade de hipóteses. Tipos de Pesquisa. Definição de conceitos: causalidade e casualidade; associação e correlação; fatores de risco e detreminabtes de risco. Análises de variáveis e seleção de amostras. Desenvolvimento de metodologias. Análise de variáveis.

 

Metodologia do Ensino Superior (6 créditos, 90 horas)

Ementa: O ensino odontológico no Brasil: situação atual e tendências; articulação entre o plano de ensino, plano de unidade e projeto político-pedagógico; integração entre ciências básicas e aplicadas; recursos didáticos e técnicas de ensino-aprendizagem; relação professor/aluno; avaliação: aspectos gerais e instrumentos de aplicação.

 

Prática Docente - I; II (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Estrutura e dinâmica de ensino; o professor e suas atitudes no ensino; a prática docente: como planejar as aulas; princípios, métodos e técnicas de ensino; critérios de avaliação; métodos áudio visuais na prática docente; fixação e aprendizagem; testes em educação; discussões e aulas práticas.

 

Estágio Docente (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Atividades práticas voltadas ao curso de graduação, para incluir os mestrandos no exercício de atividades docentes, abrangendo o auxílio ao professor em aulas práticas e teóricas, na elaboração de material didático e planos de ensino.

 

Disciplinas optativas

 

Carcinogênese (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Conceito e características biológicas das células neoplásicas. Agentes etiológicos do câncer: carcinogênese e promoção neoplásica. Epidemiologia. Fatores que influenciam no aparecimento do câncer. Classificação dos tumores. Características clínicas e anatomopatológicas. Metástases: conceito, vias de disseminação e fatores determinantes.

  

Materiais Odontológicos: Testes Mecânicos e Pesquisa Clínica (6 créditos, 90 horas)

Ementa: Abordar e aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos e técnicas para a realização de testes mecânicos e pesquisa clínica envolvendo materiais e dispositivos odontológicos; interpretação dos resultados obtidos nos dois tipos de estudos; desenvolvimento de projetos envolvendo testes mecânicos e estudos clínicos.

 

Seminários de Ensino e Pesquisa (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Aperfeiçoamento de aulas expositivas, metodologias ativas no ensino odontológico, elaboração de instrumentos avaliativos. Discussão sobre métodos de pesquisa, avaliação critica de artigos científicos e dissertação de mestrado.

 

Tópicos Avançados em Bioestatística e Desenho da Pesquisa (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Um grande número de pesquisas científicas envolve a análise de diversas variáveis. Métodos estatísticos específicos promovem o controle dessas variáveis, ajustando fatores de confusão e os erros inerentes ao emprego das análises univariadas.