O novo site do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) já está disponível. A página foi desenvolvida a partir de template padrão, utilizando critérios de usabilidade e portabilidade.

O padrão foi adotado, até agora, por 71 Programas de Pós-Graduação da UFPA. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP-UFPA) em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES), coordenado pelo prof. Dr. Marcos César da Rocha Seruffo, do campus de Castanhal, e com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi-UFPA).

A proposta do novo site do PPGO, assim como o dos demais Programas, é facilitar o acesso do público às informações sobre seu funcionamento e valorizar o vínculo institucional com a UFPA. Para isso, os sites contam com uma identidade visual única e com domínio de acesso vinculado ao da PROPESP. Para conferir os demais, basta inserir a sigla do Programa, seguida de .propesp.ufpa.br. Com esse novo padrão, a PROPESP espera ainda potencializar a visibilidade da produção científica e técnica dos PPGs.

No novo site, os visitantes podem acessar as informações dos Programas por meio de oito abas: “O Programa”, que apresenta as principais informações do PPG ao visitante; “Acadêmico”, com dados mais direcionados ao cotidiano do discente; “Pesquisa”, que apresenta iniciativas de pesquisa no âmbito do Programa, detalhamento dos Projetos e Grupos de Pesquisa; “Impacto Social”, com informações sobre a contribuição do PPG para sociedade; “Agenda”, que concentra dados sobre eventos, reuniões e outras atividades desenvolvidas no âmbito do Programa; “Ingresso”, com informações sobre processo seletivo; “Teses e Dissertações” com os arquivos para download das produções do PPG; “Documentos”, com regulamentos, formulários, atas e demais legislações que regem o funcionamento do Programa.

Além de organizar e disponibilizar as informações dos PPGs, todos os sites apresentarão versão em inglês e espanhol, estratégia da PROPESP para impulsionar a internacionalização da pesquisa e pós-graduação da UFPA.

Entre as vantagens do modelo, está a adoção da plataforma Joomla!, que é compatível com os padrões do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC) e apresenta versões para acesso em dispositivos móveis (tablets, smartphones etc.). Além disso, a plataforma é considerada de fácil manuseio, assegurando que os próprios PPGs continuem alimentando e atualizando as novas páginas.

Para isso, a PROPESP juntamente com os Laboratórios parceiros realizou duas oficinas de preenchimento e atualização de conteúdo, durante as quais coordenadores, professores e técnicos dos próprios Programas organizaram suas informações e disponibilizaram nos novos sites.

LANÇAMENTO – Para marcar o início do funcionamento do novo padrão, a PROPESP realizará evento de lançamento no dia 14 de dezembro (segunda-feira), às 9h, no Auditório do prédio da Pós-Graduação do ITEC (PGITEC). O evento contará ainda com a participação de professor convidado, o Prof. Dr. Ronaldo Lopes de Oliveira, atual coordenador de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que proferirá palestra intitulada “Integridade Científica e Revistas Predatórias”, sobre os perigos que periódicos falsos oferecem à produtividade dos Programas de Pós-Graduação.

PROJETO – A elaboração dos sites foi iniciada em setembro de 2015 a partir de diagnóstico situacional realizado pelos Laboratórios parceiros da PROPESP no que concerne às páginas dos PPGs da UFPA que estavam em funcionamento. Nesse levantamento foram identificadas situações diversas, entre as quais se destacam a pluralidade de formatos das páginas dos Programas, sendo algumas baseadas em templates de blogs e/ou páginas externas ao domínio institucional da UFPA. Além disso, foram identificadas formas diversas de organização das informações dos Programas, nem sempre completas e/ou atualizadas.

Com base no diagnóstico situacional realizado e apresentado a todos os coordenadores de PPGs, em outubro de 2015, foi possível estabelecer parâmetros para orientar a elaboração de uma proposta institucional de site. Entre os parâmetros adotados destacam-se: assegurar clareza e um padrão na arquitetura da informação de todos os sites da UFPA, bem como a completude e a atualização das informações.