Menu Impacto Social

Ações Dirigidas ao Público Externo

 

Associação Voluntária do Paciente Portador de Fissura Lábio-Palatal (AFLAB/PA)

Mestrandos do Programa, da área de ortodontia, realizam atendimento no Núcleo Odontológico da Associação Voluntária do Paciente Portador de Fissura Lábio-Palatal (AFLAB/PA). Trata-se de uma organização não governamental, coordenada pelo Prof. David Normando, que objetiva oferecer assistência odontológica a pacientes com estas necessidades. Fissura labiopalatal é uma alteração que ocorre durante a gestação e o bebê nasce com uma abertura na região do lábio, do palato (céu da boca) ou ambos.

 

Análise da alfabetização funcional em saúde bucal no município de Belém-PA


Por meio de um projeto de pesquisa aprovado pelo Edital PIBEX-2016 da PROEX-UFPA, o Programa propõe a realização de uma análise do perfil de alfabetização funcional em saúde bucal em adolescentes gestantes e profissionais da área da saúde da uremia no município de Belém, com objetivo de orientá-los quanto à necessidade de um acompanhamento odontológico durante a gestação, a importância de um diagnóstico precoce e fornecer dados consistentes para a efetivação de políticas de saúde que garantam benefício direto à parcela da população estudada, de modo a minimizar os danos decorrentes da instalação de uma determinada doença, bem como reduzir a vulnerabilidade de grupos mais suscetíveis aos agravos de maior prevalência, diminuindo fatores de risco e acessibilizando informações de caráter preventivo, referentes à manutenção da saúde oral.

 

Programa de Atenção Integral ao Idoso na Amazônia Brasileira 

O Programa de Atenção Integral ao Idoso na Amazônia Brasileira (Paiamab) é um projeto coordenado pela Profa. Liliane Silva do Nascimento com a participação de discentes do PPGO, além de docentes, técnicos médicos, enfermeiros e psicólogos do Hospital Universitário do Hospital Bettina Ferro de Souza. O Programa tem a perspectiva de atingir 150 idosos, residentes em 20 municípios envolvidos, perfazendo 3600 idosos, que se dispuserem a participar das atividades como voluntários. O envelhecimento é cada vez mais acentuado da população brasileira. Associado a isso, o aumento da incidência e prevalência de doenças crônicas é uma realidade cada vez mais frequente, de modo que tanto o treinamento dos cuidadores desses idosos, quanto o atendimento de pessoas na terceira idade, que apresentam algum fator de risco à sua saúde, são fundamentais para compreendermos o constante processo de transição demográfica pelo qual nosso país passa. Essa atenção multidisciplinar à pessoa idosa torna-se mais importante à medida que as mudanças na conformação etária de nossa população interferem em nosso sistema de saúde, muitas vezes despreparado para o atendimento desse tipo de paciente. Assim, esta iniciativa surge com o objetivo de criar um modelo de atenção integral no processo saúde-doença ao idoso amazônida, por meio da capacitação dos cuidadores da pessoa idosa, da prestação de assistência multidisciplinar aos idosos dos municípios elencados; a promoção de saúde do idoso por meio de ações extensivas; o levantamento de dados epidemiológicos sobre os distúrbios associados ao envelhecimento; realização de oficinas relacionadas ao tema e difusão dos conhecimentos adquiridos em eventos científicos na área da gerontologia e geriatria.

 

Interações com Organizações Não Acadêmicas

Ações educativas e de acolhimento a mulheres e crianças vítimas de violência

Em parceria com o Propraz, o PPGO atende vítimas de abuso sexual e violência doméstica, auxiliando na sua reabilitação e adaptação social. Compete ao Programa promover condições favoráveis de saúde bucal a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual e doméstica e assim proporcionar uma qualidade de saúde e dignidade de voltar a sorrir, tendo como objetivo final minimizar a dor por elas sofrida e promover o cuidado integral. Estima-se que vítimas de violência têm mais problemas de saúde e mais sintomas físicos e psicológicos do que pessoas que nunca sofreram violência. Desta forma, os profissionais de saúde são geralmente os primeiros a entrarem em contato com essas vítimas. Muitas vezes, a materialização da violência pode ser observada por meio da análise da cavidade bucal, mediante a formação de corpos de prova do delito.

 

Educação e Popularização de C&T

Interação com a educação básica

O PPGO, ao longo dos anos, tem consolidado suas intervenções de inserção social, e dentre essas, suas ações na educação básica se expande no atual triênio pelo desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino em escolas públicas da rede municipal, estadual e federal de ensino em Belém do Pará, coordenado pelo Prof. Rafael Lima e com o envolvimento de discentes do Programa, alunos da graduação da Faculdade de Odontologia e alunos da Escola de Aplicação da UFPA.

 

Educação em saúde bucal

Em 2014, o Programa iniciou um projeto voltado à promoção de educação em saúde bucal de jovens e adultos. O objetivo é atingir uma clientela diferenciada, composta por jovens e em sua maioria por pessoas acima dos 30 anos de idade que não tiveram acesso aos estudos em uma idade considerada padrão.

 

Promoção de saúde bucal em população ribeirinha

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia, por meio de um projeto aprovado pelo Edital PIBEX-2016 da PROEX-UFPA propõe a investigação do nível de alfabetização em saúde bucal de profissionais que lidam com a educação em regiões rurais e que, portanto, configuram-se como agentes motivadores da construção de novos conhecimentos e hábitos relacionados à saúde em áreas de maior vulnerabilidade, do ponto de vista da oferta de recursos e serviços. Isso dará subsídios para a efetivação de intervenções extensionistas, com o intuito de capacitá-los por meio de práticas educativas de conscientização, possibilitando benefícios diretos à comunidade, de modo a reduzir a vulnerabilidade a fatores de risco, acessibilizando informações de caráter preventivo, referentes à manutenção da saúde oral. Considerando, a partir de dados epidemiológicos, a evidente necessidade de ampliação do acesso aos serviços odontológicos nos municípios que compõem a região norte, torna-se relevante a criação de programas de prevenção e tratamento, com enfoque na educação em saúde, que proporcionem a conscientização em relação aos cuidados com a saúde bucal, priorizando as áreas de menor acesso a serviços de saúde, como as populações ribeirinhas, cuja assistência odontológica prestada, em geral, tem caráter esporádico e concentra-se em ações curativas, em detrimento de atividades de prevenção e promoção de saúde.

 

Ações de Solidariedade

Capacitação de recursos humanos

O Mestrado em Odontologia da UFPA tem efetivamente contribuído para o crescimento da região, por meio da fixação e capacitação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura da Faculdade de Odontologia da UFPA. A inserção do programa nos aspectos educacionais é reforçada pela ampla participação dos docentes e egressos na reformulação e integração do projeto pedagógico da Faculdade, nas quais todos os docentes permanentes e egressos contribuíram significativamente com propostas que atendessem as novas diretrizes curriculares. O Programa tem desenvolvido diversas atividades que visam à solidariedade com instituições que coadunam com estes preceitos, buscando minimizar as diversidades sociais, econômicas, educacionais, e tecnológicas da região.

 

Rede de atendimento de pacientes do SUS com doenças do complexo maxilo-facial

O Programa atende a uma demanda reprimida de pacientes do SUS com lesões principalmente na face e na boca. O atendimento é gratuito e recebe pacientes da capital do estado do Pará e também do interior. São realizadas cirurgias ambulatoriais e também cirurgias de maior complexidade em centro cirúrgico. Os pacientes recebem informações sobre prevenção e fatores de risco relacionados com o câncer bucal.

 

Repercussão

Produção de capítulos de livros

Em 2013, o Programa produziu dois capítulos de livros com características de disseminação de conhecimento da área odontológica e áreas afins, nomeados: “Ortodontia em um contexto multidisciplinar” e “Programa de Atualização em Ortodontia”.

 

Conferência e palestras

 

A maioria dos docentes permanentes do PPGO ministrou, ao longo do triênio, conferências e palestras destinadas a Cirurgiões Dentistas em todo o território Nacional. Três palestras ou cursos foram ministrados fora do país, sendo dois no Canadá, na Universidade de Alberta e Vancouver e um treinamento clínico de uma semana na República Dominicana (PUCMM).