MESTRADO


Disciplinas obrigatórias

Bioética e Ética na Pesquisa em Seres Humanos e Animais (6 créditos, 90h)

Ementa: Ética e conhecimento. Fundamentos da ética e moral. Saúde e ética. Ética, desenvolvimento científico e direitos humanos. Bioética, filosofia, princípios. Pesquisa em seres humanos. Normas de pesquisa em saúde. Comitê de ética na pesquisa. Resoluções 01/88 e 196/96. Diretrizes nacionais e internacionais para pesquisa em seres humanos e e animais.

 

 

Desenho da Pesquisa Científica na Odontologia  com Enfase em Bioestatística (8 créditos, 120h)

Ementa: A evidência científica deve nortear as decisões clínicas na Odontologia. A disciplina enfoca os diversos níveis de evidência e como os estudos podem ser delineados e executados de forma a atingir os níveis mais confiáveis da ciência odontológica. Nesse campo, o desenho estatístico é primordial para o aprimoramento do conhecimento científico.

 

Metodologia da Pesquisa Científica (6 créditos, 90h)

Ementa: Delineamento da pesquisa.Conceitos e aplicabilidade de hipóteses. Tipos de Pesquisa. Definição de conceitos: causalidade e casualidade; associação e correlação; fatores de risco e detreminabtes de risco. Análises de variáveis e seleção de amostras. Desenvolvimento de metodologias. Análise de variáveis.

 

Metodologia do Ensino Superior (6 créditos, 90h)

Ementa: O ensino odontológico no Brasil: situação atual e tendências; articulação entre o plano de ensino, plano de unidade e projeto político-pedagógico; integração entre ciências básicas e aplicadas; recursos didáticos e técnicas de ensino-aprendizagem; relação professor/aluno; avaliação: aspectos gerais e instrumentos de aplicação.

 

Prática Docente - I; II (8 créditos, 120h)

Ementa: Estrutura e dinâmica de ensino; o professor e suas atitudes no ensino; a prática docente: como planejar as aulas; princípios, métodos e técnicas de ensino; critérios de avaliação; métodos áudio visuais na prática docente; fixação e aprendizagem; testes em educação; discussões e aulas práticas.

 

Disciplinas optativas

Carcinogênese (6 créditos, 90h)

Ementa: Conceito e características biológicas das células neoplásicas. Agentes etiológicos do câncer: carcinogênese e promoção neoplásica. Epidemiologia. Fatores que influenciam no aparecimento do câncer. Classificação dos tumores. Características clínicas e anatomopatológicas. Metástases: conceito, vias de disseminação e fatores determinantes.

  

Ensaios mecânicos e pesquisa clínica dos materiais odontológicos (2 créditos, 30h)

Ementa: Abordar e aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos e técnicas para a realização de testes mecânicos e pesquisa clínica envolvendo materiais e dispositivos odontológicos; interpretação dos resultados obtidos nos dois tipos de estudos; desenvolvimento de projetos envolvendo testes mecânicos e estudos clínicos.

 

Seminários de Ensino e Pesquisa (4 créditos, 60h)

Ementa: Aperfeiçoamento de aulas expositivas, metodologias ativas no ensino odontológico, elaboração de instrumentos avaliativos. Discussão sobre métodos de pesquisa, avaliação critica de artigos científicos e dissertação de mestrado.

 

Tópicos Avançados em Bioestatística e Desenho da Pesquisa (2 créditos, 30h)

Ementa: Um grande número de pesquisas científicas envolve a análise de diversas variáveis. Métodos estatísticos específicos promovem o controle dessas variáveis, ajustando fatores de confusão e os erros inerentes ao emprego das análises univariadas.

 

DOUTORADO


Disciplinas obrigatórias

Metodologia científica (6 créditos, 90h)

Ementa - Epistemologia e Histórico do Conhecimento Científico; Ciência e Conhecimento científico (Conhecimento Popular, Conhecimento Filosófico, Conhecimento Teológico e Conhecimento Científico); O Método Científico; Tipos de Método (Indutivo, Dedutivo, Hipotéticodedutivo,Dialético, Fenomenológico); Tema, problema e Hipótese; Formulação de Hipóteses; Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa; Estratégias ou delineamentos de pesquisa (Pesquisa bibliográfica, Pesquisa de opinião, Pesquisa-ação, Pesquisa-intervenção, Estudo de caso, Trabalho de campo); Métodos de coleta de dados (Observação participante, Entrevista, Questionário e formulário, Diário de campo); Análise de dados (Análise estatística, Análise de conteúdo, Análise de discurso, Análise qualitativa); Práticas Clínicas Baseadas em Evidências; Tipos de Estudo em ciências da saúde (Relatos de caso, Série de casos, Estudo de casocontrole, Estudo coorte, Estudo Clínico Controlado e Randomizado); Guias de orientação para estudos Randomizados e Observacionais; Estrutura do Texto Científico (Pesquisa na Literatura Científica, Leitura Crítica de Artigos Científicos e Elaboração do Projeto de Pesquisa).

 

Supervisão em pesquisa (2 créditos, 30h)

Ementa - envolvimento de prática do Programa de Pós-graduação em Odontologia na supervisão de pesquisa e redação científica com mestrandos, graduandos em iniciação científica e alunos do ensino médio. 

 

Tópicos avançados em bioestatística multivariada (2 créditos, 30h)

Ementa - Métodos estatísticos para o controle de variáveis, ajustando fatores de confusão e os erros inerentes ao emprego das análises univariadas. ANOVA a dois e três fatores, ANCOVA e MANOVA, modelos de regressão múltipla linear, logística e de Poisson, análises de sobrevivência, análise multinível, Análise de Fatores e de componentes principais, Análise Discriminante e Metanálise. II Semestre. Tornar obrigatório Bioestatística

 

Biodiversidade e saúde bucal da Amazônia (2 créditos, 30h)

Ementa - Biodiversidade e problemas de Saúde bucal decorrentes das alterações ambientais naturais ou devidas à ação antrópica. Fitofármacos e fitoterápicos. Processos e métodos para seleção, extração e análise de matérias-primas vegetais e animais. Análise dos aspectos regulatórios de matérias-primas vegetais e medicamentos fitoterápicos. Tendência temporal dos agravos à saúde bucal na Amazônia e no Brasil e o emprego da biodiversidade amazônica na prevenção e tratamento das doenças bucais. A saúde bucal das populações típicas da amazônia, no contexto urbano, ribeirinhas, indígenas e quilombolas, examinada através de estudos fundamentados no processo saúde doença, indicadores de saúde bucal e nos sistemas de saúde. I Semestre

 

Odontologia baseada em evidências (2 créditos, 30h)

Ementa - Princípios fundamentais que norteiam a odontologia baseada em evidências. Série de Casos, Caso-Controle, Estudos observacionais- normas STROBE. Estudos Clínicos Randomizados Guia CONSORT. Revisão Sistemática- conceitos básicos; Identificação da necessidade da revisão sistemática; Formulação da questão de pesquisa; Construção de um projeto de revisão sistemática; Estratégias de busca sistemática na literatura; Busca sistemática nas diferentes bases de dados; Construção do banco de estudos identificados no EndNote; Análise dos critérios de elegibilidade - Revisão dos critérios de inclusão e exclusão; Procedimentos para selecionar e incluir os estudos; Extração dos dados; Montagem do banco para coleta dos dados; Avaliação da qualidade metodológica; Metanálise - Conceitos básicos de estatística: heterogeneidade, efeitos fixos e aleatórios, medidas de efeito; Checklist para apresentação de uma revisão sistemática: PRISMA. Como ler criticamente um artigo de revisão sistemática; Revisão sistemática de estudos observacionais- Principais diferenças em relação às revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados. 

 

Disciplinas optativas

Tópicos avançados em microscopia e anatomia patológica (4 créditos, 60h)

Ementa - Prática laboratorial histopatológica. Técnicas de citologia, histopatologia e imunohistoquímica. Análise e descrição macroscópica e microscópica de material oriundo de biópsias de doenças da boca. Métodos de preparo laboratorial de uma lâmina e interpretação dos achados microscópicos. Estudo de técnicas de microscopia: conceitos de microscopia óptica, imunofluorescência e microscopia confocal a laser. Planejamento e execução de protocolos de pesquisa que utilizem essas técnicas em sua metodologia.

 

Métodos de investigação em epidemiologia (2 créditos, 30h)

Ementa - Fundamentos da Epidemiologia e Causalidade, Medidas de Freqüência, Associação e Impacto, Confundimento. Delineamento de Estudos Epidemiológicos, Confiabilidade e Validade. Estudos Descritivos, Caso-Controle, Coortes e Experimentais, Viés e Interação, Epidemiologia dos principais agravos bucais: formas de medidas, quadro internacional e nacional e fatores associados; Tendência temporal dos agravos à saúde bucal; Análise de banco de dados; Estudos ecológicos, Geoprocessamento. STROBE guidelines.  Inquérito epidemiológico, a pesquisa com usuários e a avaliação de serviços.

 

Ensaios mecânicos e pesquisa clínica dos materiais odontológicos (2 créditos, 30h)

Ementa - Aspectos relacionados à fundamentação, metodologia e interpretação de resultados de estudos laboratoriais e clínicos envolvendo materiais restauradores odontológicos. Abordar e aprofundar os conhecimentos sobre os fundamentos e técnicas para a realização de testes mecânicos e pesquisa clínica envolvendo materiais e dispositivos odontológicos; interpretação dos resultados obtidos nos dois tipos de estudos; desenvolvimento de projetos envolvendo testes mecânicos e estudos clínicos. Estudos laboratoriais dos materiais restauradores odontológicos; Testes mecânicos mais empregados (objetivos e alcance; Pesquisa clínica – discussão da importância e abrangência dos diferentes tipos de estudo; Métodos avaliativos e meios de calibração;Registro e adequação dos projetos às normas -  aspectos éticos e padronização exigida pela comunidade científica.

 

Tópicos avançados em biologia oral (4 créditos, 60h)

Ementa - Mecanismos moleculares no desenvolvimento cranio-facial. Anomalia cromossomais e alterações buco-dentais. Polimorfismos genéticos e sua relação com o desenvolvimento da doença periodontal. Estudo da morfofisiologia dos tecidos dentários e periodontais, em seus aspectos anatômicos, teciduais, ultraestruturais e bioquímicos. Odontogênese. Remanescentes odontogênicos e populações de células-tronco da polpa e ligamento periodontal. Defeitos genéticos de malformações na estrutura dental. Expressão da matriz extracelular em tecidos bucais. Processos reparativos-regenerativos do complexo dentinapolpa,mucosa oral e tecidos periodontais. Histofisiologia da movimentação ortodôntica. Metabolismo e Sistema oxidativo enzimático em glândulas salivares. Métodos de investigação e análise relacionados à área de biologia celular e tecidual de interesse a odontologia.

 

Comunicação científica (2 créditos, 30h)

Ementa - Redação do artigo científico e do projeto de pesquisa; Estrutura do artigo científico; Tendências na comunicação científica na área de Odontologia – análise de periódicos; Qualificação dos periódicos científicos: critérios utilizados e críticas mais comuns; Análise crítica de artigos científicos; Open Access; Autoria de trabalhos científicos; recomendações para conduta, relatos, edição e publicação da pesquisa científica pelo ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors). Práticas de redação científica.