O Programa possui, ainda, uma página em rede social (facebook) https://www.facebook.com/groups/452508424851993/ O processo seletivo e a produção científica do PPGO-UFPA são frequentemente divulgados, além da sua página na internet, nos grupos que compõem as redes sociais, entre as quais: “Dentistas do Pará” no facebook, com 1732 membros (em 21/12/2017). http://www.facebook.com/groups/dentistasdopara/ As dissertações do mestrado em formato digital estão disponíveis no site do programa. A visibilidade do programa é, ainda, destacada pelo compartilhamento dos artigos científicos através das redes sociais e por apresentações de trabalhos de pesquisa em eventos científicos. X17
Inserção Social
Os principais projetos de pesquisa desenvolvidos pelo programa com captação de recursos envolvem populações e temas Amazônicos. Esta inserção regional, importante para o desenvolvimento do conhecimento acerca da Amazônia, configura a originalidade do conhecimento produzido pelo programa. Esse saber já produziu diversas produções científicas, entre as principais destacam-se: estudos sobre o perfil epidemiológico da saúde bucal em comunidades indígenas e em populações ribeirinhas, e o seu impacto na qualidade de vida; Estudos analisando os efeitos de químicos com potencial tóxico, como o mercúrio e o álcool- bastante utilizados nos garimpos da região; fitoterápicos amazônicos, como o óleo da andiroba, no tratamento de efeitos adversos no tratamento do câncer além de estudos sobre a incidência do câncer bucal na região do Salgado, conhecida como Amazônia Atlântica. Diversas dissertações já defendidas no Programa trabalharam com objetos amazônicos. Em algumas pesquisas de campo realizadas, o envolvimento dos discentes com os objetos estudados também foi uma forma de aproximação do Programa com diferentes sujeitos e realidades, que passaram a conhecer o PPGO e a contribuir nas pesquisas desenvolvidas pelos discentes e docentes. Ao mesmo tempo, os discentes e professores aproximam-se das realidades específicas da região. Nesse sentido, em médio e longo prazo, o Programa deverá se tornar referência nos estudos da região, conforme prevê um de seus objetivos. Além disso, alguns projetos desenvolvidos no programa têm contribuído para a compreensão e intervenção mais direta diante dos problemas regionais. No âmbito da divulgação científica, que é uma das estratégias que a área pode contribuir no que tange à inserção social e ao diálogo dos programas com as realidades locais, é possível destacar outros projetos também concebidos, desenvolvidos e avaliados por professores e alunos do PPGO. No campo da extensão, quatro grandes projetos, além de outros informados em Projetos, são desenvolvidos por docentes permanentes e colaboradores do programa, juntamente com pós-graduandos e alunos da graduação, atendendo a inserção social da odontologia e seu papel frente às demandas sociais: 1.Diagnóstico de pacientes com lesões bucofaciais no Laboratório de Anatomia Patológica e Imunohistoquímica (LAPI) da Faculdade de Odontologia da UFPA., coordenado pelo Prof. Sérgio de Melo Alves Junior (docente permanente); 2. Núcleo Odontológico da Associação Voluntária do Paciente Portador de Fissura Lábio-Palatal (AFLAB/PA), organização não governamental na qual os mestrandos e alunos da graduação, realizam atendimento na especialidade, sob orientação do Prof. David Normando- presidente da AFLAB-Pará e professor do PPGO-UFPA. 3. Atendimento ortodôntico-reabilitador de pacientes com graves deformidades faciais, realizado nas dependências clínicas da Faculdade de Odontologia e coordenado pelo Prof. Gustavo Brandão (docente colaborador). 4. Projeto Sorriso Ribeirinho, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia- Pará (ABO-PA) este projeto atende crianças das comunidades ribeirinhas à cercania de Belém. Importante ressaltar que todas as atividades de inserção social estão intimamente relacionadas à produção intelectual do programa, conforme pode ser constado na produção bibliográfica e trabalhos de conclusão, além dos capítulos de livros e manuais- citados na produção intelectual. Destaca-se, ainda, a interface com a educação básica, descrita a seguir.