O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará (PPGO-UFPA) (Código: 15001016039P6) foi aprovado pelo Instituto de Ciências da Saúde da UFPA através do processo nº 009190/2003 e pela CAPES conforme of./CTC/nº 11 de 17/09/2003. O curso foi implementado em 2004 e inicialmente recomendado pela CAPES no nível de Mestrado, modalidade acadêmico, com conceito 3. A aprovação do Doutorado acadêmico em Odontologia foi homologada na 180a Reunião do CTC-ES com o parecer CNE/CES nº 943/2019, com conceito 4. O curso de Doutorado teve início em 11/03/2019. Em ambos os níveis, são os primeiros cursos de pós-graduação na área odontológica da Região Norte do Brasil.
Objetivos (geral e específicos)
Geral: Formar recursos humanos qualificados com visão holística e crítica para o desenvolvimento de atividades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, assegurando o padrão de excelência na formação de mestres e doutores e com ampla integração entre a Graduação e a Pós-Graduação. Estes pilares contribuem para o fortalecimento, produção e disseminação do conhecimento técnico-científico na área odontológica, visando a promoção em saúde bucal da sociedade brasileira com foco na região amazônica, suas populações e recursos.
Específicos: 1. Criar condições favoráveis ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão em odontologia na região amazônica, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde na região; 2. Formar pesquisadores independentes, capazes de elaborar e implementar projetos de pesquisa inovadores, aptos a atuarem em atividades de pesquisa, ensino e extensão em Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa; 3. Formar professores atuantes e críticos nos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu com o olhar voltado para a Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, por meio da formação de profissionais com poder de compreensão e ação no contexto político, social e econômico nacional e mundial; 4. Promover a divulgação do conhecimento produzido e estimular a cooperação entre pesquisadores baseada em sólidos princípios éticos e humanistas.
Perfil do profissional a ser formado: profissionais com sólida formação científica e humanista, capacidade de análise crítica da evidência científica, independência, criatividade, liderança e disposição para cooperação, com poder de compreensão e ação no contexto regional e internacional, aptos a atuarem em Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa, desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino em alto nível de aprofundamento, com o olhar voltado para a realidade e temas amazônicos. Esses pesquisadores devem possuir autonomia intelectual, desenvolver projetos originais de investigação, integrar e liderar a formação de grupos de pesquisa, atuar na formação de novos pesquisadores em todos os níveis e apresentar condições de produzir conhecimento científico inovador, abrangendo produtos e populações amazônicas, e em ampla interação com a comunidade científica internacional.